O Mercado Cardonal em Valparaíso, foi construído em 1907, funcionando como propriedade municipal até 1988 quando foi adquirido pelos então locatários.
Tinha ouvido falar que o mercado era pitoresco. Chegamos lá por volta de umas 16 horas, depois de passar o dia caminhando debaixo de um sol escaldante.
O comércio já estava fechando, e eu achei o lugar ainda mais incrível do que a feira que fotografei algumas semanas atrás, então, sugeri irmos direto ao assunto, tirando a câmera da mochila, pedindo permissão e começando a fotografar.
Estava com a câmera na mão fazia dois minutos, quando um homem agarrou meu braço e me perguntou se eu falava espanhol. Fiz que sim com a cabeça. Ele disse que eu poderia fotografar lá dentro, mas que se saísse na rua com ela, coisas horríveis iriam acontecer comigo. Fiz que entendi, disse obrigada e continuei fotografando.
Existe um conflito entre o que eu quero fotografar e o que consigo. Em parte por causa de segurança, meu equipamento não tem seguro, em parte por tentar manter o respeito por quem está sendo fotografado, que muitas vezes não diz diretamente, mas que, percebe-se, está desconfortável com a situacão.
Ali no El Cardonal, os comerciantes foram simpáticos e fotografei o quanto quis.
Os comércios dentro do mercado eram iluminados por lâmpadas incandescentes, emprestando ao lugar uma atmosfera soturna. Gatos passeavam, descansavam, e brigavam por comida.
[easyrotator]erc_45_1345323454[/easyrotator]
LAs plazas de mercado siempre son lugares mágicos. Acostumbro a visitar todas las que puedo. Es un lugar obligado de visita… conocer sobre qué compra la gente, qué come la gente, pienso, es una forma profunda de conocer una cultura.
Me gustaron tus fotos y tu historia. Gracias por compartirla.