Pisco Elqui

Acordei quando passávamos de ônibus pelas montanhas dos vales da região de Elqui, próximos a Monte Grande, cidade onde foi enterrada a ganhadora do Nobel de Literatura, Gabriela Mistral. Meu coração acelerou: uau, uau, uau, que lindo! era tudo que eu conseguia dizer. Estávamos cercados de montanhas, e nós, pequenos, dentro do micro-ônibus que ligeiro, fazia as curvas do caminho, revelando uma paisagem semi-árida, permeada aqui e ali por plantações de uvas, tangerinas e olivas.

Não mais dormi, olhava extasiada a paisagem que se abria a cada manobra do motorista. Que sorte estar aqui, pensei, vendo de perto a magnificência de algo sobre o qual só tinha realmente visto em livros de geografia e aulas de professores que, entediados, tentavam traduzir em palavras formas que só mesmo o olhar presencial poderia entender.

Os próximos dias, dormimos e cozinhamos num hostel ecológico em Pisco Elqui, caminhamos muito explorando as paisagens locais, colhemos romãs direto do pé, cozinhamos com uvas passas secas naturalmente ao sol, sentimos o frio estabelecer-se nas tardes pós por-do-sol. Andamos morro acima, encontrando cabras que assustadas, fugiam de nós. Nos fingimos de estátua para vê-las se aproximar, e fugir novamente diante do menor movimento.
[easyrotator]erc_33_1345311020[/easyrotator]

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *